O que você encontrará neste locus

Este é nosso para falar do que gostamos. A vida, os amigos, teologia, mundo eclesiástico, poesia, música. E eventualmente, do que não gostamos. Desvios da igreja, da doutrina, pósmodernidade...

terça-feira, 22 de março de 2011

Religião pode ser extinta em 9 países ricos

Esta matéria foi veiculada em muitos, senão, todos os sites de notícias. Claro que o objetivo é de realmente atacar a religião, especialmente cristã. As pessoas da (pós-)modernidade vêem a religião no máximo como pregadora de princípios morais. Contudo, com os inumeráveis casos de charlatanismo e outras práticas, até esta imagem tem sido deturpada.
O fato de as pessoas se declararem sem religião não quer dizer que não acreditam que Deus existe, mas que não querem viínculos com qualquer entidade religiosa.
Não podemos deixar de citar dois fatores bem genéricos, verdade, mas que resumem bem o que entendo como dois dos fatores: secularismo-pragmatismo, que embora não faça com as pessoas deixem de crer em Deus ou mesmo em Cristo, as leva a não pensar nem se preocupar com o eterno, as levando a se preocupar com as coisas do agora. Isto está bem marcado na "teologia" da prosperidade. Outro fator sem dúvida é o descrédito da igreja, mesmo perante os próprios cristãos.
Bem, não estou neste momento muito disposto a escrever aqui sobre isto, fica para uma próxima oportunidade. Leia e comente.
 
 
Terça-Feira, 22/03/2011, 09:53:18
 
Uma pesquisa baseada em dados do censo e projeções de nove países ricos constatou que a religião poderá ser extinta nessas nações.
Analisando censos colhidos desde o século 19, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirma não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.
Através de um modelo de progressão matemática, o estudo, divulgada em um encontro da American Physical Society, na cidade americana de Dallas, indica que o número de pessoas com religião vai praticamente deixar de existir nestes países.
"Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Checa, que chegou a 60%", afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.
O estudo projetou que na Holanda, por exemplo, até 2050, 70% dos holandeses não estarão seguindo religião alguma.
MODELO
A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que tenta levar em conta fatores sociais que influenciam uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.
A equipe constatou que esses parâmetros eram semelhantes nos vários países pesquisados, resultando na indicação era de que a religião neles está a caminho da extinção. "É um resultado bastante sugestivo", disse Wiener. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário