O que você encontrará neste locus

Este é nosso para falar do que gostamos. A vida, os amigos, teologia, mundo eclesiástico, poesia, música. E eventualmente, do que não gostamos. Desvios da igreja, da doutrina, pósmodernidade...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

AS BEM-AVENTURANÇAS E A GRAÇA DE DEUS


Jesus começou a pregar o Reino de Deus está próximo. O tocar de Deus é presente em toda a bíblia (Moisés e Ana). Rm 8, Co 13, Cl 3, Gl5 (características).
“Vendo ele – Jesus - as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor – Mateus 9:36”.
(Lc 4:18-22).
O que seriam as bem-aventuranças? makarios, é a mesma usada em Mateus 5 e Lucas 6. Refere-se ao mais elevado bem-estar possível para o ser humano, mas é também o termo que os gregos usavam para exprimir o tipo de existência feliz característica dos deuses.
Mas quem são os que se deram bem na vida? Os belos, os ricos, os famosos! Os bem casados, os que tem bons filhos, os mais inteligentes, os que tem grandes talentos/dons!
Se a interpretação usual das Bem-aventuranças de Jesus como orientações sobre o modo de alcançar a bênção está correta, você teria de ser pobre, teria de chorar, teria de ser perseguido, e assim por diante. Afinal temos que ser ou fazer algo? Os fariseus é quem mostravam o caminho do céu por meio de regras. Muitos que choram blasfemam Seu nome, muitos persegidos o abandonam!  “O que devo fazer para herdar a vida eterna?”
Ideal de ser? Virtudes a serem desenvolvidas? pré-requisitos?
Há pessoas naturalmente felizes ou infelizes? As situações da vida tornam alguns assim?
O que seriam essas promessas? Recompensas às virtudes desenvolvidas? Ou seriam consequências da semeadura? Ou seria consolo às mazelas?
Mc 10 Jovem rico; Lc 10 bom samaritano
1 - Pobre de espírito: não tem conhecimento das coisas espirituais (analfabetos espirituais). Não têm aptidões como dirigir um culto, conduzir uma oração, pregar a palavra. Não têm vez, nem voz. São chamados "bem-aventurados" por Jesus não porque estejam numa condição meritória, mas porque precisamente apesar disso e em meio à sua sempre tão deplorável condição o reino dos céus lhes traz a redenção pela graça de Cristo.
2 - Manso/humilde: não enfrenta a vida, vacilante, tímido, os intimidados, os meigos, os hesitantes, medrosos, não enfrentam. Não se perturbam por ser passados para trás, e se algo dá errado em torno deles, automaticamente imaginam ter parte da culpa. Quando os outros se adiantam e falam, eles se encolhem. Não proclamam as suas legítimas reivindicações. Mas quando o reino dos céus os envolve, toda a terra é do seu Pai,  e deles também na medida da sua necessidade. O Senhor é o seu pastor: nada lhes faltará.
3 - “Os que agora chorais" (Lc 6:21): os que foram atingidos pelas tragédias da vida: homens ou mulheres abandonados pelos companheiros, um pai que perdeu a filha a filha pequena; pessoas que, já consideradas "velhas" pelo mercado de trabalho, perderam o emprego, o negócio ou as economias por conta do "esfriamento da atividade econômica" ou da política de renovação da empresa na qual investiram a própria vida. Mas, quando vêem o reino em Jesus, quando entram nele e aprendem a viver nele, então encontram consolo e as suas lágrimas se fazem riso. Então, ficam ainda em melhor situação do que antes da catástrofe.
4 - Tem fome e sede de justiça: Asafe, os revoltados com as coisas erradas, os que esperam em Deus a justiça, os que são perseguidos pela culpa. O erro pode estar neles mesmos. Pode ser que tenham errado tanto que dia e noite se encolhem diante do seu próprio pecado, clamando intimamente para que sejam purificados. Ou quem sabe tenham sido gravemente aviltados, tenham sofrido alguma terrível injustiça, e os consuma o desejo de ver reparada essa injustiça - como os pais que ficam sabendo que o assassino do seu filho foi rapidamente libertado da prisão e deles se ri. não usam as armas das trevas, ou os que usam. Todavia o reino dos céus tem uma química que pode transformar até o passado e fazer perdas terríveis e irrecuperáveis parecer insignificantes diante da grandeza de Deus. Ele restaura a nossa alma e nos enche da bondade da justiça.
5 - Misericordioso: o que ajuda levando prejuízo, mas continua ajudando. "Ai dos misericordiosos, porque serão acintosamente usados".
6 - Puro de coração: o que não consegue viver com o erro, nem o próprio. Aqueles para quem nada é suficientemente bom, nem eles mesmos. Esses são o espinho na carne de todos, principalmente deles mesmos. Certamente encontrarão erros na sua doutrina, e provavelmente também no seu coração e nas suas atitudes. Podem ser até mais duros consigo mesmos. Como são infelizes aqueles que simplesmente acham erro em tudo, nada nem ninguém é bom o suficiente. No entanto o reino está aberto até mesmo para esses, e ali enfim encontrarão algo que satisfaça o seu coração limpo. Verão a Deus. E quando o virem encontrarão o que vinham buscando, alguém que de verdade é suficientemente bom. (“Quem entrará no Teu santuário”).
7 - Perseguido por causa da justiça: o que tenta corrigir as coisas erradas. Esses muitas vezes não só sofrem molestamentos temporários, mas podem ter a sua vida arruinada ou são mortos simplesmente por se recusar a concordar com o que está errado. É uma posição terrivelmente desconfortável. Porém também esses podem participar do reino dos céus, e quando participam, isso lhes basta para que passem a desfrutar de uma vida bem-aventurada. Vivenciam uma segurança inabalável na qual não podem mais ser prejudicados.
8 - Pacificador: o que se mete para apaziguar, reconciliar, mas é atingido por ambos os lados. Eles estão na lista porque, como geralmente se diz, fora do reino "são chamados de tudo, menos de filhos de Deus". Isso porque vivem se intrometendo. Nenhum dos lados confia nele. O pacificador lida precisamente com os ingratos e os maus, igual a DEUS.
9 - Perseguido por amor a Cristo: os injuriados, perseguidos e vítimas de mentiras porque "perderam o juízo e se deixaram levar por esse tal Jesus". Certamente era assim que os seus discípulos eram encarados naquele tempo. Do ponto de vista humano, talvez seja essa a condição mais afastada da bênção de Deus, pois você está, aos olhos da sociedade, justamente ofendendo a Deus. Assim, quando eles matam você, pensam que fazem um favor a Deus (Jo 16:2). Porém, diz Jesus, dê pulos de alegria se isso acontecer, por saber que você tem agora uma recompensa excelente e imperecível no mundo de Deus, nos céus. A sua reputação é grande perante Deus Pai e a divina família eterna, cuja companhia, amor e recursos são agora e para sempre a sua herança.

A graça chegou até os que eram não só presos pelo pecado, mas também pelo desprezo e humilhação dos homens, e pelo sofrimento sob todas as formas possíveis.
1.      A felicidade é possível apesar de nós: ela é uma dádiva.
2.      A felicidade inclui pessoas além de nós. O irmão do filho pródigo é menos feliz que seu irmão. Agrada-te do senhor, não ao senhor (Sl 37.4). Quem são os que o Reino de Deus vai incluir? Os que eu seria o primeiro a excluir.
3.      A felicidade não é algo que acontece. Há coisas escatológicas (terra, ver a Deus lágrimas).
4.      Descreve pessoas felizes, não o sentimento. Aqueles que se “deram bem na vida”. JESUS VEIO MOSTRAR QUEM SE DEU BEM NA VIDA: AQUELES QUE FORAM TOCADOS PELO REINO DE DEUS. Apesar de chorar, apesar de tentar pacificar e não conseguir, apesar da timidez, apesar de se revoltar com as injustiças ou ser perseguidos por causa da justiça, é feliz. Não é conquista, é dádiva.
 Mas há também os "gravemente" oprimidos: os reprovados, rejeitados e fracassados. Os falidos e os aflitos. Os drogados e os divorciados. Os soropositivos. Os deficientes mentais, os doentes terminais. As estéreis e as grávidas de filhos indesejados. Os que trabalham demais, os que sofrem no subemprego, os desempregados, os que nem têm esperança de encontrar emprego. Os que foram fraudados, passados para trás, substituídos. A mãe estéril, os pais de crianças desaparecidas e os que perderam tragicamente os filhos, pais que teimam em não morrer nas casas de "repouso". Os solitários, os incompetentes, os estúpidos. Os emocionalmente ávidos ou emocionalmente mortos. O pedófilo e o incestuoso. O adorador de Satanás. Os que roubam os idosos e os fracos. Os assassinos e os estupradores. Os subconsiderdos por sua raça e os excluídos por opção sexual.
Bem-aventuranças falam que a graça é tão abrangente que nem mesmo esses são deixados de fora. Que nenhuma condição humana impede a mão de Deus de tocar o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário