O que você encontrará neste locus

Este é nosso para falar do que gostamos. A vida, os amigos, teologia, mundo eclesiástico, poesia, música. E eventualmente, do que não gostamos. Desvios da igreja, da doutrina, pósmodernidade...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Salmos 119.105

    O Salmo 119.105 diz "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho", mas o que isso significa? Creio que é possível entender o que disse o salmista se o colocarmos à luz do que Jesus disse em Jo 3.19-21:
    "E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus".

    Jesus diz que Ele, a luz, veio ao mundo, mas os homens o rejeitaram porque suas obras eram más. Isso porque a luz mostra o que está oculta nas trevas, e os homens que fazem más obras não querem ser confrontados ao vê-lasreveladas.
    Jesus também diz que quem pratica a verdade vem para a luz para que se veja que suas obras são feitas em Deus.
    Agora, o que isso tem a ver com o Salmo 119.105? Simples:
    Quem busca viver sua vida pautado nos preceitos de Deus precisa de algo que lhe oriente se está ou não andando no caminho certo. De acordo com esse salmo, é a Palavra de Deus quem mostra o caminho que se está seguindo. Ela é quem diz se estamos no caminho certo ou errado, por isso, precisamos conhecê-la, meditar nela constantemente para nos avaliar.
    Creio que isso pode ser confirmado pelo que nos diz o Salmo 119.104: "Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade". São os mandamentos do senhor que nos dão sabedoria de andar pelo caminhos certos e detestar e se afastar dos maus caminhos.
    Isso foi o que fez nosso irmão Jó: porque amava e buscava a Deus, se desviava dos maus caimhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário